terça-feira, 21 de agosto de 2012

SOBRE SER SEU PRÓPRIO MESTRE:

Sobre Ser Seu Próprio Mestre


Sobre Ser Seu Próprio Mestre

"O verdadeiro culto não consiste em oferecer incenso, flores e outros objetos materiais, mas em esforçar-se para seguir o mesmo caminho daquele que se venera".

Já dizia Buda. Quantas vezes nós paramos pra pensar aonde as nossas crenças vão nos levar? Acreditar num Mestre Maior, o qual devemos seguir, simplesmente seguir como um boi segue o pastor. Sem raciocinar, sem a “ambição espiritual” de querer também ser um mestre, não de outro, mas de si mesmo.

Falando nisso, será que existe alguém que seja mestre de outra pessoa, além de si mesma?
Não importa quem seguimos, no que acreditamos. Se seguimos (ou acreditamos estar seguindo) Jesus, Buda, Krishna, o Pai Joaquim ou ao seu ‘personal-guru’. O que diferencia de verdade, é quem nós somos, quem nós buscamos ser, o que estamos fazendo e pensando.

Adianta orar pro mentor espiritual, se você não acalma a sua mente, e mantém o coração sereno?! Não vamos nos iludir, todos nós temos a mesma natureza divina. Vocês acham que alguém no nível de Jesus, ou do Gautama, iria olhar pra nós, com o nariz empinado, e pensar “pobres seres imundos...sigam-me e estarão livres!” ?

Eu acho que a postura de um ser iluminado, como eles foram, seria de ver o divino tanto em si quanto no seu irmão de caminhada, que um dia vai entender a vida e o Divino que há em tudo e todos.

Será que quando você segue, adora, coloca toda a sua esperança e tudo o que você tem de melhor em outra pessoa, mesmo que seja uma consciência maravilhosa, você faz isso por admiração, ou por medo e preguiça de andar por si, correndo o risco de errar, cair e se machucar? Isso faz parte donosso aprendizado.

“O Erro faz parte do Acerto”
(Carl G. Jung)

E ainda tem a baixa auto estima, que se estende até nos caminhos espirituais. Se todos somos parte do mesmo Divino, do mesmo Todo, porque duvida tanto de você, e do seu potencial?

Acredite, se arrisque. Quem chegou num nível de um Budha, de um Cristo, não chegou lá se apoiando sempre na imagem de um Mestre.

E com isso, eu não estou desvalorizando os seres iluminados que já passaram por aqui. Os ensinamentos deles são válidos, são ótimos caminhos conscienciais, se você tiver bom-senso, equilíbrio, e não cultivar o seu fanatismo. Mas usar o conhecimento que eles disponibilizaram, não é mesmo que adorar a imagem do Mestre que se segue. E quando eu digo imagem, não me refiro simplesmente à imagem de barro, madeira, ouro. Eu me refiro à imagem psicológica que geramos. Isso sim é a verdadeira Idolatria!

O eu é o mestre do eu; que outro mestre poderia existir? Puro ou impuro cada um o é por si mesmo; ninguém pode purificar outrem. Se de vós mesmos vossa bandeira e vosso próprio refúgio. Não vos confiei a nenhum refúgio exterior a vós. Apegai-vos fortemente à verdade. Que ela seja vossa bandeira e vosso refúgio. Aqueles que assim o fizerem atingirão a meta suprema.
(Buda)

Estudem, se esforcem, e vivam o próprio Dharma.

Fiquem na Paz.


Escrito por Vinícios
Categories: Vinicius
FONTE: IPEC (concienciologia.webs.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo de Luz, deixe aqui seu comentário, é muito importante para todos, Namastê!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.